Aqui vai uma dica bem simples sobre vegetais: se você realmente almeja mudar o corpo de maneira expressiva e o mais rápido possível, é melhor ir considerando a idéia de comer vegetais diariamente. Veja o porquê.
Razão 1: Fibras
Vegetais são ricos em fibras, um dos nutrientes mais negligenciados por quem treina. A fibra é um carboidrato que não pode ser digerido e que não possui calorias, contudo ela pode diminuir a velocidade de digestão. Isto possui dois benefícios. Primeiro, os carboidratos serão digeridos de maneira mais lenta, mantendo os níveis de açucar controlados, mantendo os níveis de energia mais altos e ainda evitando aquela apatia após refeições grandes. Segundo, a fibra ajuda na absorção de aminoácidos, mantendo as paredes do intestino limpas, tornando-as mais eficiêntes.
Razão 2: Vitaminas e Minerais
Qualquer pessoa que treine pesado precisa ingerir uma quantidade ideal de vitaminas e minerais. Infelizmente, muitas pessoas pensam que um simples multivitamínico será suficiente. Com certeza o suplemento vitamínico irá ajudar, mas não vai cobrir a sua necessidade de nutrientes vindos de alimentos normais. Eventualmente você vai precisar dos vegetais, eles contém substâncias que ajudam na digestão de vitaminas encontradas neles mesmos. Estas substâncias também aumentam a digestão de vitaminas encontradas na carne, nos grãos e até mesmo nas vitaminas encontradas nos suplementos. A nutrição para ganhar massa muscular não se baseia apenas na quantia de macronutrientes, coisas pequenas como a ingestão de vegetais também tem um papel importante no resultado final do objetivo desejado.
Razão 3: Benefícios desconhecidos
Uma coisa que sabemos com certeza sobre os vegetais, é que não sabemos tudo sobre eles ainda. Em uma pesquisa, cientistas descobriram que os vegetais possuem licopeno, fitoquímicos, antioxidantes, carotenóides e enxofre, que são compostos que contribuem em inúmeras funções metabólicas incluindo ajudar o nosso sistema imunológico. A recuperação muscular depende diretamente de quão forte é o sistema imunológico. Quando a imunidade está fraca, além de falharmos em nos recuperar adequadamente, a hipertrofia também será prejudicada(independente do consumo de calorias e proteína).
Usar os vegetais com frequência pode ser benéfico devido aos benefícios conhecidos, como também para os benefícios que ainda não foram descobertos.
Razão 4: Definição muscular
Os desafios para quem está em cutting incluem, evitar recaídas, reduzir a ingestão de calorias e ao mesmo tempo consumir a quantidade necessária de alimentos para manter o corpo funcionando. O consumo de vegetais pode ser a chave para todos estes desafios. Durante o cutting você pode aumentar(ainda mais) o consumo de vegetais. Quando cortamos calorias, podemos acidentalmente negligenciar o consumo de certos minerais e vitaminas que podem gerar um impacto negativo no físico, mas comer vegetais além de garantir a ingestão adequada destes nutrientes, pode ajudá-lo a ficar firme na dieta durante todo o cutting.
Razão 5: Ligação direta com a hipertrofia
Certos vegetais como o brócolis, couve flor e repolho, possuem certas propriedades anti-estrogênicas devido aos fitoquímicos encontrados neles. Estas propriedades são benéficas especialmente para quem treina, pois baixos níveis de estrógeno podem diminuir os níveis de gordura, a retenção de líquidos e ainda aumentar os níveis de testosterona.