quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Desmame Noturno






E eis que chegamos a um momento desafiador para uma mãe de primeira viagem: o tal desmame noturno.
Levei Davi no pediatra no mês de outubro e ele insinuou que Davi mamava muito, que eu podia tirar a mamada noturna,  que eu iria dormir melhor e o bebê também. Que ele não ficaria tão inseguro e etc.
Confesso que saí do consultório meio chateada com o pediatra,  era a primeira consulta com ele já que meu marido no gostava do pediatra que acompanhou o nenem no primeiro ano de vida dele e por indicação de amigos dele resolvemos trocar.
Como eu não estava nem um pouco preocupada em dormir melhor, não dei ouvidos e segui amamentando Davi normalmente.
O fato é que o volume de trabalho aumentou consideravelmente, eu passei a me sentir cada vez mais cansada e Davi parece que passou a acordar cada vez mais para mamar e eu passei a amanhecer cada vez mais cansada. Enfim,  comecei a cogitar a idéia de tirar as mamadas noturnas. Todos os dias eu dormia na minha cama, mas sempre acabava amanhecendo na cama do Davi,  levantava para amamentar, era vencida pelo cansaço e acabava dormindo na cama dele enquanto ele mamava.
Na segunda feira fui pegas uns pedidos de exames para Davi e fui informada que ele deveria estar em jejum de seis horas. Já imaginei que a noite seria longa.
Davi mamou por volta de 22h e dormiu,  acordou meia noite e quis mamar de novo,  amamentei e ele dormiu de novo. Pouco antes das 2h da manhã ele acordou mais uma vez pedindo mamá. Foi aí que começou a longa noite. Fui pra cama dele, cantei, contei histórias, expliquei que não podia mamar, que precisava dormir para depois mamar, fiz um milhão de propostas e nada acalmava a fúria dele que chorou, insistiu, brigou, fez birra, quis bater em mim.... Enfim, ficou nessa até umas três e meia da manhã,  quando finalmente,  vencido pelo cansaço, adormeceu.
Depois dessa exaustiva noite,  resolvi dar sequência,  já que, dizem, a primeira noite é sempre a mais complicada.
Lá fomos nós para a segunda noite do desmame noturno.
Amamentei por volta de 22h,  dessa vez amamentei no colo, ele adormeceu e depois o coloquei na cama. Fui dormir e acordei às 5h30min da manhã ainda sem acreditar que depois de muito tempo havia dormido uma noite inteira. Voltei a dormir e só acordei às sete e meia da manhã com Davi me chamando. Nem acreditei. Claro que não me iludi, achando que estava tudo resolvido, mas já fui para a terceira noite mais esperançosa.
Chegamos cansados da igreja e o amamentei na cama dele por volta de 22h30min, creio que esse foi meu erro.... Ele dormiu,  fui pro meu quarto dormir, 1h da manhã ele acordou,  fui até o quarto dele, deitei com ele,  cantei um pouquinho e ele dormiu, acordou logo em seguida,  cantei outra música,  ele dormiu novamente. Assim ele ficou até as seis da manhã,  dormia um pouquinho,  acordava ,  pedia mamá,  eu cantava,  ele dormia. Até que às seis ele pediu mamá e logo depois pediu "queijo" (pão de queijo). Fiquei com dó,  imaginando que ele estava com fome. Expliquei que agora já podia mamar porque estava de manhã,  ele mamou,  dormiu ,  e só acordou às oito e meia da manhã.

E agora aqui estou eu,  iniciando a quarta noite e torcendo para que seja uma noite tranquila. Ele mamou às 21h30min. Agora são quase 23h e ele está com o sono agitado.  Veremos como vai ser,  mas confesso que não estou muito otimista para essa noite não.

Meu "pequeno" Davi com 1 ano e sete meses 

Nenhum comentário: