quinta-feira, 7 de julho de 2011

Anabolismo x Catabolismo


Se você é daqueles que treina de verdade durante a semana, quase se mata na academia, aí chega sexta feira sai com os amigos, bebe todas e mais um pouco, fuma três carteiras de cigarro em uma noite e quando chega em casa as 6h da manhã, desmaia e dorme o final de semana inteiro, acordando somente para ir ao banheiro, você está catabolizando o músculo. Grande parte do seu esforço durante a semana foi em vão.

O entendimento da relação anabolismo X catabolismo é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. Então, vamos a explicação.
Fitness Model Britt 2007 199x300 Anabolismo X Catabolismo   O que você precisa saber para ganhar massa muscularO funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas.
O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.
Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de proteínas a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.
Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados antes e após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários à hipertrofia muscular.
Principais fatores que favorecem o anabolismo:
  • Alimentação adequada, principalmente de alimentos ricos em proteínas. Recomenda-se que a proteína seja ingerida juntamente com um carboidrato após o treinamento e sozinha à noite. Agindo assim, você favorecerá a síntese protéica.
  • Treinamento adequado, com o intuito de ganho de massa muscular. Em outras palavras, muita intensidade e pouco volume procurem treinar num período menor que 1 hora.
  • Uma boa noite de sono.
Em uma reação catabólica, o contrário acontece. Ao invés de construção, acontece a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples.
A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.
Principais fatores que favorecem o catabolismo:
  • Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
  • Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar em ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
  • Sono inadequado ou insuficiente;
  • Ingestão de bebida alcoólica.
Associando o catabolismo ao treinamento, se você malha sem energia suficiente (ou seja, sem ter se alimentado), o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. Nesse caso, aminoácidos e glicose serão utilizados para fornecer energia.
Balanço metabólico
O anabolismo e o catabolismo ocorrem de forma alternada em nosso organismo. O resultado final dessas reações em um determinado período de tempo é denominado Balanço Metabólico.
  • Quantidade de anabolismo > catabolismo = Balanço metabólico positivo
  • Quantidade de anabolismo < catabolismo = Balanço metabólico negativo
  • Quantidade de anabolismo = catabolismo = Balanço metabólico nulo
musculacao 300x236 Anabolismo X Catabolismo   O que você precisa saber para ganhar massa muscularAs reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão intimamente relacionadas, uma vez que uma depende da outra para ocorrer. Em um treinamento, é errada a idéia de que é possível “crescer” ou ganhar massa muscular durante a atividade física. O momento do treino é essencialmente catabólico e somente sua postura (tipo de treinamento, alimentação, descanso etc) determinará resultados positivos futuros quanto à hipertrofia muscular. É em períodos de descanso que o organismo sofrerá reações anabólicas.
Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.
Bom treino.

5 comentários:

Ci disse...

Tati...que interessante seu post.....

Eu vou virar corredora...rsrs...e nada de estragar tudo no fds....beijos

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Nossa, foi uma aula seu post.
E quando vi a foto da atleta, deu uma injeção de ânimo.
E fico ainda com mais vontade de voltar a malhar, mas agora não estou podendo.
beijooo

Pat disse...

Show de bola amiga. Sempre q eu ve bebibda alcoolicca vou concentrar nesse seu post. rs

Obrigada pelo carinho de sempre. pq nunca te vejo no msn? hahaha

Bjãooo

Rezinha Leite disse...

Oi Tathy, passando para deixar uma boa semana. Beijocas!

Ci disse...

Sumiuu =)