sábado, 8 de março de 2014

Linha do tempo - O início de tudo


E então depois de tanto tempo sem atualizar o blog, essa semana resolvi dar uma lida nele todinho, desde o início. Fiquei surpresa com o tanto que a gente muda. Foram várias idas e vindas nesses 5 anos e 5 meses de blog.

Antes de tudo, antes do início do Blog eu não lembro muita coisa de como era essa minha relação com a balança, acho que nunca fiquei acima do peso, mas lembro que sempre fui de anotar quanto eu estava pesando lembro que vivia testando as dietas que saíam nas revistas.

Fui uma criança magra

Com 10 anos - Magrinha - acampamento de férias com a família no Paraná
Na adolescência me mantive magra - era muito ativa nessa época, vivia brincando com a gurizada da rua, andava de bicicleta e amava patins. O que eu lembro é que desde muito jovem, na minha adolescência eu sempre fiz abdominais. Lembro-me perfeitamente de uma pasta que eu tinha só de recortes de exercícios que saíam nas revistas, eu recortava tudinho, colocava nessa pasta e no meu quarto eu fazia meus exercícios, nessa época eu devia ter uns 13 ou 14 anos.


Com 13 anos - andava quilômetros e mais quilômetros de roller e bicicleta
Em Chapecó/SC - minha cidade amada onde passei a maior parte da minha infância e adolescência
Nunca fui gordinha na minha adolescência, nem na infância e desde os 15 anos que tenho praticamente o corpo de hoje em termos de altura e peso, achei umas anotações antigas e descobri que desde os 15 anos que tenho 1,65m - era super alta na época... não é o caso hoje :(
Nas minhas anotações de peso que encontrei por aqui descobri que foi nessa época também que meu peso ficou nessa variação de 60 a 64,5 kg.

Com 16 anos - 1,65m e 64kg  (a mais alta) mesmo peso e altura de hoje,
em um passeio à Jaciara/MT onde havia morado no ano anterior


Me mantive nesse peso por toda adolescência e juventude. Comecei a trabalhar fora em 2001, mesmo ano que entrei na faculdade, nessa época era uma loucura, eu não tinha tempo de engordar, trabalhava o dia todo e à noite ia para faculdade, me alimentava super mal, quase não comia, uma correria só.

Em 2001 - de camisa jeans com professores e colegas de turma do curso de Letras

Em 2001 passei no concurso da Polícia Militar do Estado de Rondônia. No começo fiz a prova só para testar meus conhecimentos mesmo, não tinha a menor pretensão de passar, enfim, passei e aí quando saiu o resultado eu comecei a treinar para o Teste Físico. Estava completamente sedentária, sem preparo físico nenhum, minha sorte era que não estava gorda, continuava com o peso normal na faixa de 64 kg. Como disse antes, trabalhava de dia e estudava à noite então só me restava treinar à noite, bem mais tarde. Meu irmão esperava eu chegar da Faculdade e lá ia eu 11h da noite "aprender a correr" ele ia de moto e eu correndo. Consegui passar pelos testes e entrei para o Curso de Formação.
Saindo para correr - pois é olhando as fotos descobri que eu ia correr de saia... rs

Nem preciso dizer que não engordei né, o curso foi super puxado, educação física acho que três vezes por semana, fora as faxinas no quartel e as instruções raladas para caramba -  sinto muita falta dessa época éramos uma família. Lembro também que eu era uma molenga, nas flexões de braço eu era fera, mas nas corridas sempre ficava por último. 

No último TAF  - Teste de Aptidão Física - do Curso de Formação eu pensei que ia morrer, eu simplesmente odiava correr. Odiava com todas as minhas forças. Lembro que treinei para aquele TAF final, eu saía da faculdade à noite e passava no quartel para treinar antes de ir para casa dormir. No dia do TAF nós fomos para uma rua paralela à BR que estava em fase de acabamento (cada vez que lembro desse dia sinto o cheiro de piche... rs) corri, corri, corri, em determinado momento eu pensei: "não aguento mais, já corri tudo o que conseguia, vou parar por aqui e abandonar essa vida". Sentei no meio-fio e logo chegou um sargento que estava de batedor, pilotando uma moto da polícia e disse para eu não desistir, ele disse para eu não parar, que estava chegando que ele ia me acompanhando até eu chegar, mas para não desistir de jeito nenhum. Levantei, tirei forças não sei de onde e terminei a prova, quando estava perto de cruzar a linha de chegada meus colegas de curso vieram e terminaram a prova comigo. Nunca vou esquecer a vibração que foi quando eu concluí. É por isso que hoje eu vibro muito cada vez que concluo uma prova, seja ela de 5km ou de 10km, cada corrida que eu termino eu me lembro daquele dia.



2002 - Curso da PMRO

As gurias do meu pelotão - eu sou a do meio

Mesmo com toda a correria no Curso de Formação não tranquei a faculdade, foi um ano bem trash. Eu ia para a faculdade e dormia quase a aula toda, minhas notas foram lá embaixo (mentira, estou exagerando - mas para quem tirava 9 e 10 cair para 7 é muita coisa né? - meus professores até me chamaram para saber o que estava acontecendo comigo). No finalzinho de 2002 - poucos antes da minha formatura na PM meus pais resolveram ir embora do Estado.

Dezembro de 2002 - Formatura na PM RO com meu irmão caçula - o mesmo que me acompanhava de moto nos meus treinos

Com a mudança de meus pais eu fiquei morando na casa de uns amigos que foram verdadeiros pais para mim, no entanto tive que me mudar de lá por causa de um ex-namorado que me perturbava dia e noite na casa deles -  e foi assim que eu resolvi ir morar sozinha. 

Ganhava uma salarinho de nada e tinha que  pagar faculdade, aluguel, e todas as demais despesas - além de tudo não tinha nada de móveis para morar sozinha, só minha cama, guarda roupa, rack e computador que ficaram comigo quando meus pais foram embora.

Enfim foi uma época bem, bem, bem complicada. Comia super mal, até porque não tinha geladeira nem fogão. Eu vivia praticamente à base de biscoitos e sucos ou então lanches - não sei como não engordei - acho que era porque mesmo comendo mal, eu comia pouco. Nessa época comecei  a fazer estágio na Faculdade e a dar aulas particulares para ganhar uma graninha extra e foi quando ganhei uma grande amiga e colega de caminhadas. Lembro também que foi nessa época que, pela primeira vez, senti vontade de frequentar uma academia. Lembro inclusive de ter ido a algumas academias para conhecer, mas acho que por falta de grana eu não me matriculei, mas continuei com as caminhadas e ensaiava umas corridinhas de vez em quando.

No final do ano de 2003 vim passear na casa dos meus pais que estavam morando no Mato Grosso, na verdade não foi muito bem um passeio, passei por uma cirurgia simples no braço e como morava sozinha consegui autorização no quartel para me recuperar na casa da minha mãe. Foi graças a essa vinda a Primavera do Leste no ano de 2003 que minha vida mudou completamente, mas ainda é cedo para isso.

Em 2003

Vamos adiante.

Em 2004 me formei na faculdade:


2004 - Confraternização da Formatura

Caramba, já escrevi demais, outro dia eu termino essa história toda.

Por enquanto estamos no final de 2004!!!
E é daqui em diante que os problemas começaram.

2 comentários:

Maria Vallim disse...

Ai Taty! Emocionante... Fiquei procurando onde continuava o seu relato... Por favor continue, quero saber o que houve depois. Muito bom até aqui! Por favor continue hein guerreira! Bjs e Deus a abençoe!

Maria Vallim disse...

Ai Taty! Emocionante... Fiquei procurando onde continuava o seu relato... Por favor continue, quero saber o que houve depois. Muito bom até aqui! Por favor continue hein guerreira! Bjs e Deus a abençoe!